sábado, 20 de março de 2010

Intolerância da religião


Vivemos em um tempo que a coisas mudam muito rápido,ontem usávamos cartas que demoram dias ,semanas ate meses para chegar no seu destinatário,hoje em apenas alguns cliques e alguns minutos já se pode mandar o que quiser tanto como mensagem ou documento para seu destinatário,porem nem sempre foi assim.
O Ser Humano desde os tempos das cavernas até os dias de hoje passou por varias revoluções de conhecimento.Ao longo do tempo percebia-se e descobria-se tudo a sua volta,porem houve várias barreiras em que ele mesmo colocava por sua ignorância (ignorância = Falta de conhecimento sobre algo).
Durante muito tempo acreditavam em seres maiores do que eles para explicar o que eles não conheciam denominado hoje em dia como religião.
A cada espaço geográfico se devolverá a sua cultura e religião,fazendo assim sua historia,porem por muito tempo o Ser Humano se mantia parado em suas descobertas e desenvolvimento,pois havia criado em todas as religiões a intolerancia visando o conforto dos que aqueles que controlavam esta área.
Devemos hoje toda nossa evolução constante principalmente por um fato que aconteceu na Europa que mudou todas as outras culturas e religiões .durante muito tempo a Europa foi influenciada e governada pelos interesses da Igreja católica, que retardavam qualquer avanço para o Ser humano, pois considerava aqueles que estudavam o meio a sua volta como bruxos e os queimavam.No século XVI Martin Lutero mudou essa historia iniciando a Reforma protestante que visava interesses burgueses e o inicio da racionalização. Ele pregava que cada um deve seguir o que dita sua própria consciência,sua “luz interior”.A Reforma protestante abalou os alicerces da Igreja católica fazendo com que perdesse muitos fies,portanto para não perder mais fieis a Igreja católica organizou a Contra-Reforma , definindo a santa inquisição,que perseguia esses protestantes e acusava-os de bruxaria para matar na fogueira.Essa Intolerância em relação a tudo que ameace sua estabilidade da para se reparar o quanto esta religião era ignorante e visavam interesses própria que não seja o progresso da humanidade,mais a pergunta é “ Só é a uma religião em especifica que a intolerante?”
Não precisamos citar o passado para ver como a religião ainda é intolerante,como exemplos podemos citar o atentado de 11 de setembro em que terroristas em nome de sua religião provoca a morte de cerca de 3000 pessoas e fere cerca 6200 pessoas,umas das frases bastante polemica usada em um filme para representar isso diz “A luz de Deus nos guia ou nos cega?”,outro exemplo são os confrontos religiosos que acontecem ate hoje em dia um exemplo é os ataques mulçumanos contra os cristões que acontecendo no centro da Nigéria (http://www.guiame.com.br/v4/33689-1697-Confrontos-religiosos-matam-500-pessoas-em-3-horas.html) que mata cerca de 500 pessoas em 3 horas a cada confronto.Podemos concluir que se há uma tolerância da religião hoje em dia é para sobreviver e controlar aqueles que ainda não tem estudo para distinguir o que quer,talvez daqui algum tempo a religião seja vista só como uma cultura e não com algo alem do ser humano,pois se fomos ver em todo o contesto histórico ela só vem perdendo sua importância por sua intolerância ignorante e tirania através dos tempos.

Trabalho de filosofia intolerância religiosa mundo atual-Nome: Felipe nº02
Willian nº18

2 comentários:

  1. O texto feito pelo William, citou alguns fatos da história que são de suma importância em relação a intolerância religiosa, concordo com os argumentos usados por ele, sobre se a religião é boa ou ruim, e como até nos dias de hoje ela ainda influencia as vias das pessoas de modo negativo, incitando alguns ataques em nome de Deus, faltou o uso de conectivos melhores para ligar um fato histórico ao outrom, e alguns erros de ortografria.

    Murilo Fonseca 15

    ResponderExcluir
  2. o texto está coerente, tem várias informações adicionais e trata dos pontos pedidos como o atentado de 11 de setembro. porém, achei um pouco confusa a explicação e opinião sobre a intolerância religiosa.

    ResponderExcluir